Bento Gonçalves - RS

DEZEMBRO 2012


ROTEIRO: PORTO ALEGRE  À BENTO GONÇALVES  


Trajeto: Em automóvel. Para chegar a Capital Nacional do Vinho, Bento Gonçalves, a partir de Porto Alegre toma-se a BR 448, passando pelas cidades de Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e no Viaduto da Scharlau toma-se a esquerda para RS 240, passando pela Cidade de Portão e no trevo para Montenegro toma-se a RS 122 , passando por São Sebastião do Caí, Bom Princípio e São Vendelino.


Cidade de São Vendelino: Igreja Matriz.


Em São Vendelino, toma-se o viaduto para RS 446, onde a estrada é mais sinuosa e com uma bela paisagem serrana, até chegar a Cidade de Carlos Barbosa e depois vem a Cidade de Garibaldi.


Garibaldi - Pousada castelo Benvenutti.

Garibaldi - Pousada castelo Benvenutti.


Mais 10 km e chegamos ao mundo do vinho, Bento Gonçalves, onde o pórtico da cidade é uma pipa.







Em 1875 inicia a colonização italiana no Rio Grande do Sul originando as colônias Dona Isabel (Bento Gonçalves), Conde D'Eu (Garibaldi) e Nova Palmira (Caxias do Sul).  Está situada a 125 km de Porto Alegre e a 618 metros de altitude. É um município de vocação turística e industrial, conhecido como o maior polo moveleiro e vinícola do país.
Eventos principais da cidade são: FENAVINHO (Festa nacional do Vinho), MOVELSUL, EXPOBENTO e BENTO EM DANÇA, além de outras. 
O Vale dos Vinhedos é a primeira região do Brasil que obteve para seus vinhos o Selo de Indicação de Procedência. Para maiores informações visite  www.valedosvinhedos.com.br.
A imigração italiana, sua cultura, seu dialeto vêneto, as capelas e os capitéis, associados a montanha e seu clima levou a fabricação de vinhos e daí as grandes vinícolas e até uma escola com curso de enologia.
Além disso, o passeio de trem Maria Fumaça, que vai de Bento Gonçalves à Carlos Barbosa, passando por Garibaldi, onde durante a viagem de 1h30  nos leva a um tempo antigo regado a música, teatro, degustação de vinhos, espumantes e sucos (passeio imperdível).
Outro roteiro turístico é o Caminhos de Pedra, onde pode-se visitar diversas casas construídas pelos imigrantes, saboreando a gastronomia  feita a mão (queijos, geléias, pães, biscoitos, salames, artesanato etc.) 


A Cidade


Rua Marechal Floriano.

Rua Saldanha Marinho 
ornamentada com cachos de uvas.

Rua Marechal Floriano. Natal.

Rua Marechal Floriano. Natal. 

Rua Marechal Floriano. Natal.

Rua Marechal Floriano. Natal.

Prefeitura Municipal. 

Rua Marechal Floriano. 

Rua Marechal Floriano.

Prédio antigo na Rua Marechal Floriano.

Monumento em Homenagem ao 
General Bento Gonçalves da Silva.

Monumento em Homenagem ao 
General Bento Gonçalves da Silva.

Prédio Histórico na Rua Marechal Floriano.

Prédio Histórico na Rua Marechal Floriano.

Igreja Santo Antônio.

Igreja Santo Antônio.

Interior da Igreja Santo Antônio.

Painel na calçada da Rua Marechal Floriano.

Hospital Dr. Bartholomeu Tacchini.

Vista da cidade.

Vista da cidade.

Vista da cidade.

Igreja Cristo Rei.

Igreja Cristo Rei.

Pousada do Chalé.


Estação Ferroviária de Bento Gonçalves
Desde esta Estação, parte o trem Turístico (Maria Fumaça) até a Cidade de Carlos Barbosa passando pela Cidade de Garibaldi. O trajeto, além de belas paisagens, oferece música, dança e teatro a bordo. Em Garibaldi, uma pequena parada para uma taça de espumante ou vinho.
















Lixeiras.

Trem antigo.


Epopeia Italiana
A Epopeia Italiana é um Parque Temático quase ao lado da Estação Ferroviária, onde o visitante conhecerá através de um espetáculo de luz e som, contada por um casal, a história dos imigrantes italianos desde a saída da Itália,  a chegada ao Brasil e como trouxeram sua cultura e seus costumes ao nosso país. Ao final o visitante pode degustar queijos, pães, salames, etc., marca registrada na cultura destes que  desbravaram e desenvolveram esta terra.













































Retornando à Porto Alegre via BR 470 


Saindo de Bento Gonçalves, voltamos pela RS 470, até a cidade de Garibaldi, conhecida como Terra dos Espumantes. Se Bento Gonçalves está para as Vinícolas de Vinho , Garibaldi está para os Espumantes e também os Vinhos. Para acesso à Garibaldi  entramos na Avenida Independência. 


Cidade de Garibaldi: Monumento a Giuseppe Garibaldi.

Cidade de Garibaldi: Avenida Independência.

Cidade de Garibaldi: Castelo - onde funciona 
o Eurofins/Alac Laboratório.

Cidade de Garibaldi: Rua Buarque de Macedo.


Após Garibaldi e continuando pela Rua Buarque de Macedo chega-se a Carlos Barbosa (Cidade do Queijo e do Leite) e pela BR 470, passamos pelas cidades de Barão, São Pedro da Serra, Salvador do Sul, São José do Sul e Montenegro.


Centro da cidade de Carlos Barbosa.

Coreto na cidade de Barão.

Pórtico de entrada da 
cidade de Salvador do Sul (lado norte).

Vista da cidade de Salvador do Sul.

Pórtico de entrada da 
cidade de Salvador do Sul (lado sul).

Morro São João na cidade de Montenegro.

Morro São João na cidade de Montenegro.


A partir de Montenegro, tomamos a RS 240 no sentido Lajeado até o entroncamento com a BR 386, passando pela cidade de Nova Santa Rita, até a BR 448 na cidade de Canoas e chegando a Porto Alegre.


Restaurante na BR 386 
(rapadura de amendoim em formato de violão).



Nenhum comentário:

Postar um comentário