STO. ANTÔNIO PATRULHA (2) (CAMINHO DE SANTIAGO) - RS

MAIO 2015



ROTEIRO: PORTO ALEGRE  À  SANTO ANTÔNIO DA PATRULHA



TRANSPORTE: Rodoviário. Excursão  em ônibus  por Agência de Turismo.O trajeto foi pela BR 290 (free-way) passando por trás das cidades de Cachoeirinha e Gravataí. Entrando no acesso da RS 474 mais 5 km até a confluência da RS 30, entrada da Cidade de Santo Antônio da Patrulha.

GASTRONOMIA: Além de outros , comemos no restaurante da Colônia que fica na confluência das RS 474 e RS 30. um amplo restaurante onde além da ótima comida , o bom atendimento, se pode adquirir produtos coloniais e o famoso sonho gigante de Santo Antônio. A Fábrica de Rapaduras (RS 30 sentido Porto Alegre-Osório, passando a Rua João Pedro Da Luz)é demais, pois encontramos produtos como mandolate,rapaduras, balas, pão, licores e uma diversidade de delicias que lembra a infância.

TURISMO: Como atrações turísticas o  município conta com a Igreja matriz de Santo Antônio, Oratório de santo Antônio nas escadarias da Rua José Maciel, , Museu da Cachaça no Parque da Guarda, Casario Histórico da Avenida Borges de medeiros, Fonte Imperial, Lagoa dos barros , Imagem de Santo Antônio  no Parque da Guarda (é considerada a a maior imagem do santo em todo o  mundo), Caminho de Santiago, além de outros. Santo Antônio é conhecida por ser a Capital da cachaça do sonho e da rapadura.
ORIGEM DO NOME DA CIDADE:  A origem do nome foi devido a construção de uma capela a qual foi dada o nome   de Santo Antônio e o nome "Patrulha" foi acrescido  em função das patrulhas instaladas em seu território objetivando a cobrança de impostos para a Coroa.

LOCALIZAÇÃO: Município brasileiro localizado no Estado do Rio Grande do Sul na Região metropolitana da Grande Porto Alegre. Está localizado a 82 km de Porto Alegre.

POPULAÇÃO: 41.784 habitantes (IBGE 2014).Gentílico: patrulhense


O objetivo deste passeio foi fazer o Caminho de Santiago no Rio Grande do Sul.
O CAMINHO DE SANTIAGO
O Município de Santo Antônio da Patrulha foi selecionado pelo Cônsul Geral da Espanha em Porto Alegre para sediar as caminhadas "Gaúchos no Caminho de Santiago". A cidade foi escolhida por suas características geográficas que se assemelha muito com santiago de Compostela. O trajeto conta com 12 km marcados a partir do prédio da Prefeitura Municipal  e iniciar a caminhada que segue pela Av. Borges de Medeiros até a Rua João Pedroso da Luz e em seguida pela Rua Ângelo Tedesco (em frente ao Parque da Guarda), até a Rua Adolfo Krech Filho, em direção ao Bairro Palmeira do Sertão. Durante o trajeto, os caminhantes são brindados com paisagens indescritíveis, que retratam a zona rural do município e seus costumes , além de mostrar as belezas naturais e uma vista invejável da Lagoa dos Barros.O caminho Gaúcho de Santiago foi inaugurado em 19 de outubro de 2014 e a partir desta data tornou-se um percurso fixo podendo ser feito a qualquer dia e a qualquer hora por qualquer pessoa, salvo algumas observações:
O percurso tem início na frente da Prefeitura Municipal (Av. Borges de Medeiros, 456), tem 12 km de caminhada e leva cerca de 3h00 para completá-lo. A prefeitura via Secretaria de Turismo e Esporte somente dará apoio com guia turístico, transporte de volta se o grupo for composto de 15 pessoas ou mais. Quem completa o caminho  com o apoio da prefeitura, recebe em casa um certificado assinado pelo Cônsul da Espanha. Maiores informações e fonte: www.santoantoniodapatrulha.rs.gov.br.



Início do caminho na Av. Borges de Medeiros em frente a Prefeitura Municipal
Av. Borges de Medeiros
Parque da Guarda
Estrada do caminho, ao fundo a Cidade de Santo Antônio da Patrulha
Vista da Cidade
Vista da Cidade


Paisagens ao longo do caminho:











Quase no final a linda vista da Lagoa dos Barros:













Fábrica de rapadura na RS 30, Centro da Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário