TAQUARA (2), GRAMADO, ROLANTE, RIOZINHO, CANELA - RS

JULHO  2013


ROTEIRO 1: PORTO ALEGRE À TAQUARA 

Taquara é um município da Região Metropolitana de Porto Alegre, situada a 75 quilômetros desta pela RS 20 . O trajeto foi feito desde Porto Alegre pela BR 290 (free-way), passando por trás da Cidade de Cachoeirinha e depois pela Cidade de Gravataí, entrando na  RS 118 e RS 20, passando pelos Distritos de Itacolomi e Morungava (pertencentes ao Município de Gravataí) e finalmente Taquara. A população do município é de 54.656 habitantes (IBGE 2010). A RS 20 corta a cidade de Taquara e nesta parte se chama Avenida Sebastião Amoretti.
Outro roteiro para Taquara é via BR 116, São Leopoldo, Novo Hamburgo e Sapiranga. 

O território de Taquara fez parte da sesmaria concedida em 1814 a Antônio Borges de Almeida Leães, que em 20 de junho de 1845 vendeu a Tristão José Monteiro e Jorge Eggers. No ano seguinte, em 04 de setembro de 1846, o território passou a ser propriedade exclusiva de Tristão Monteiro, quando iniciou-se o processo de colonização. Em 07 de setembro de 1846, chegaram os primeiros imigrantes alemães que deram início à colonização da Fazenda do Mundo Novo.
Em 24 de setembro de 1880, foi instalada a 1º Comarca de Taquara. O município surgiu com a Lei Provincial nº 1568 de 17 de abril de 1886. Através do Decreto Estadual nº 1404 de 10 de dezembro de 1908, a vila de Taquara recebeu o título de cidade.
Taquara tem seu nome proveniente da cerrada vegetação de bambus silvestres (taquarais) que na época de sua colonização cobria as margens do Rio dos Sinos, um dos cursos d´água que banha a cidade e abriga em seu território, atividades que surgiram a partir dos empreendimentos familiares dos imigrantes, em grande parte de origem germânica, ligados em sua maioria aos setores industrial e comercial que detém um elevado percentual da economia de Taquara.
Devido a seu peso histórico, Taquara exerce papel de pólo regional em diversas áreas. Uma delas é a do comércio, que apresenta notória diversificação em todos os ramos, podendo se comparar à estrutura dos grandes centros. Outro setor muito desenvolvido é o da prestação de serviços, onde se inclui a localização de diversos órgãos públicos de atuação regional. 
Na área da educação, além de uma notável rede pública, possui estabelecimentos particulares de grande porte, entre as quais uma instituição de ensino superior, que são as Faculdades de Taquara -FACCAT.
No setor industrial, Taquara se encaminha para a diversificação. Atualmente, os segmentos mais importantes são os de calçados, produtos plásticos e laticínios. A produção agrícola, alavanca econômica na época da colonização, ainda ostenta um razoável desenvolvimento, com destaque para a produção leiteira, piscicultura e criação de gado de corte.
Por se situar próximo a cidades com forte fluxo turístico, como Gramado e Canela, o município também apresenta um grande potencial nesta área. A beleza arquitetônica dos prédios antigos na área central é uma das tantas atrações que turistas do país inteiro e até do exterior já estão descobrindo. Um exemplo é o Palácio Municipal Coronel Diniz Martins Rangel - onde está estabelecida a Prefeitura Municipal - construção em arquitetura neoclássica que data do início do século XX.
Outro cartão postal são os templos das Igrejas Católica e Evangélica, construídos frente a frente na principal rua da cidade e as construções no estilo enxaimel encontradas no interior do município, que encantam os visitantes. Na localidade de Morro da Pedra, no interior do município, está situada a Vila Naturista Colina do Sol, a segunda maior área do Brasil para a prática desta filosofia de vida.
Junto com as cidades vizinhas de Parobé, Igrejinha, Três Coroas, Rolante e Riozinho, Taquara forma o Vale do Paranhana, uma região que se destaca principalmente pela sua indústria de calçados, responsável pela produção de algumas das marcas de sapatos mais famosas do Brasil.
Meio de Transporte: ônibus de linha regular direto (Porto Alegre-Taquara via RS 20). 


VEJA TAMBÉM MAIS FOTOS E INFORMAÇÕES DE TAQUARA NESTE BLOG - PÁGINA TAQUARA, SÃO FRANCISCO DE PAULA - RS 



Prefeitura Municipal


Rua Tristão Monteiro


Rua Tristão Monteiro


Vista da cidade


Vista da cidade


Rua Marechal Floriano


 Vista da cidade


Vista da cidade ao entardecer



 Igreja de Confissão Luterana


Vista da Igreja de Confissão Luterana desde a porta da Igreja Católica Senhor Bom Jesus (fato inédito no Brasil, mas as duas igrejas ficam frente a frente na Av. Júlio de castilhos)


Igreja Católica Senhor Bom Jesus




ROTEIRO 2: TAQUARA  À  GRAMADO



Saindo de Taquara desde a Estação Rodoviária na Av. Sebastião Amoretti (RS 20), toma se o trevo à direita na RS 239 e logo em seguida toma-se a RS 115 passando pelas cidades de Igrejinha, Três Coroas e em Gramado o Bairro Várzea Grande. Gramado fica a cerca de 40 quilômetros de Taquara  e por este mesmo trajeto fica a 115 quilômetros de Porto Alegre. Conforme o censo IBGE 2010, a população do município era de 32.273 habitantes.
O trajeto foi feito em ônibus de linha regular (Taquara-Canela via Gramado).

A Serra Gaúcha foi habitada pelos índios caingangues e somente nos séculos XVIII e XIX a região de Gramado foi desbravada por descendentes de açorianos, os chamados "tropeiros", que utilizavam a região para o descanso do gado. Em 1913, colonos descendentes de imigrantes alemães e italianos ali se estabeleceram, iniciando o povoamento. O nome Gramado provavelmente se originou de um pequeno campo que servia de lugar de repouso.
Gramado teve sua emancipação em 15 de dezembro de 1954, desmembrado do município de Taquara e está localizado na Encosta Inferior do Nordeste do Rio Grande do Sul, mais precisamente na Região das Hortênsias. Faz parte das bacias hidrográficas dos rios dos Sinos e Caí e é cortado por vários riachos, nascentes, cascatas e lagos, além de possuir uma vegetação ainda densa de araucárias e outras árvores nativas.
A cidade é muito procurada no inverno pelas temperaturas baixas, fortes geadas e nevadas ocasionais. A cidade fica a 830 metros de altitude, com um relevo bastante acidentado, hidrografia abundante, o que proporciona ao local diversas cascatas e vales.
A economia de Gramado vem do turismo (basicamente 90%), e recebe mais de 2.000.000 de turistas anualmente. A indústria também tem seu destaque principalmente nas fábricas de chocolate, malharias e ainda na construção civil.
O comércio é diversificado e possui diversas lojas com muito requinte e bom gosto (artesanato, calçados, bolsas, chocolate, couro, peles, malharias, móveis, música, vestuário e diversos restaurantes).
Fonte: wikipédia

No turismo, Gramado é marcada por muitas belezas, possuidora de riquezas exuberantes, sendo o maior pólo turístico do Rio Grande do Sul e um dos mais importantes do Brasil. Destaca-se como centro de grande eventos (seminários, congressos, encontros), além de sediar no mês de agosto o Festival Brasileiro e Latino de Cinema, durante os quais são recebidos o prêmio "kikito".
Outros eventos importantes e que lota a cidade são: Natal Luz, Festa da Colônia, Chocofest, Festival Internacional de Publicidade.
As atrações mais visitadas são: Museu de Cera Dreamland, Harley Moto Show, Hollywood  Dream Cars, Mirante Vale do Quilombo, Lago Joaquina Rita Bier e Lago Negro, Pórticos de entrada via Taquara e via Nova Petrópolis, Aldeia do papai Noel, cascata Véu de Noiva, Palácio dos Festivais, Praça Major Nicoletti, Rua Madre Verônica (rua coberta), Igreja Luterana, Igreja São Pedro, Fábricas de Chocolate, Parque Temático Mundo Gelado, Parque Alemanha Encantada, entre outros.
Fonte: wikipédia


Avenida Borges de Medeiros (para quem vem de Porto Alegre pela RS 20 e RS 115)


Prédios da cidade.


Tudo na cidade leva ao sonho e fantasia.


Restaurante



O Mini Mundo é mais uma das grandes atrações de Gramado. Está localizado na Rua Horácio Cardoso, 291. Para conhecer mais a história deste mundo encantado, horários e valores  para visitação consulte o site www.minimundo.com.br
As próximas fotos são uma amostra do que você vai encontrar.






















Praça das Bandeiras


Prédio estilo enxaimel


Ônibus turístico antigo que faz o roteiro pelo interior do município


Ônibus turístico antigo que faz o roteiro pelo interior do município


Casa antiga (com lambrequins) de colonos italianos


Casa antiga (com lambrequins) de colonos italianos


Pizzaria Porto dos Piratas (prédio em formato de navio pirata) - Rua Coronel João Corrêa, 432


Pizzaria Porto dos Piratas (prédio em formato de navio pirata) - Rua Coronel João Corrêa, 432


Casa antiga


Placas de sinalização de ruas


Relógio com termômetro


Av. Borges de Medeiros


Av. Borges de Medeiros


Luminárias na Av. Borges de Medeiros


Pequena casa anunciando a Loja de Relógios alemães - Av. Borges de Medeiros


Calçada na Av. Borges de Medeiros


Calçada na Av. Borges de Medeiros


Calçada na Av. Borges de Medeiros


Monumento na rótula da Avenida Borges de Medeiros e Avenida das Hortênsias


Hotel Serra Azul na Avenida das Hortênsias


Igreja São Pedro


Igreja São Pedro


Estátuas dos apóstolos em frente a Igreja São Pedro


Estátuas dos apóstolos em frente a Igreja São Pedro


Palácio dos Festivais (onde se realiza o Festival de Cinema)


Palácio dos Festivais (onde se realiza o Festival de Cinema)


Rua Madre Verônica (rua coberta)


Rua Madre Verônica (rua coberta) e a réplica do Parque Temático Mundo Gelado


Galeria Largo da Borges


Igreja Metodista - Av. Borges de Medeiros


Av. Borges de Medeiros


Descansos nas calçadas da Av, Borges de medeiros


Prédio


Vista da cidade e torre da Igreja São Pedro ao fundo


Hotel Serra Azul na Av. das Hortênsias


Prefeitura Municipal de Gramado


Vista da cidade


Vista da cidade


Rua Bela Vista, acesso à Aldeia do Papai


Hotel das Hortênsias


Hotel das Hortênsias



ALDEIA DO PAPAI NOEL
As próximas fotos são da Aldeia do Papai Noel, onde você encontra várias atrações como: Casa do Papai Noel, renas, Fábrica de Brinquedos, Chalé dos Ursos, Mirante, Praça da Neve, Árvore dos Desejos, Museu do Brinquedo, Trenó Voador, Monorail e outras.
Maiores informações como horários de visitação e ingressos: www.papainoel.com


Pórtico da Aldeia do Papai Noel

Pórtico da Aldeia do Papai Noel






















Vista da Av. das Hortênsias e Vale do Quilombo ao fundo


Vale do Quilombo


Vale do Quilombo


Vista do Hotel Laghetto Toscana na Av. das Hortênsias


Av. Borges de Medeiros e rua coberta


Prédio atrás da Rua coberta


Prédio de lojas


Torre do Parque Alemanha Encantada


Lago Negro e pedalinhos


Lago Negro e pedalinhos


Paisagem ao redor do Lago Negro


Paisagem ao redor do Lago Negro


Paisagem ao redor do Lago Negro



ROTEIRO 3: TAQUARA À ROLANTE


Saindo de Taquara toma-se a RS 20 no sentido para Porto Alegre depois a RS 239 à esquerda para chegar a Rolante. Este trajeto foi feito em automóvel e tem cerca de 24 km.
Rolante é um município da Região Metropolitana de Porto Alegre e fica a 92 km desta. Tem uma população de cerca 20.000 habitantes. É conhecida como Capital Nacional da Cuca e também é a terra natal do cantor Teixeirinha. 

O nome Rolante originou-se do rio que serve de divisa com o Município de Santo Antônio da Patrulha por ser impetuoso e violento no período de suas cheias, levando tudo de roldão. 
Fonte: www.prefrolante.com.br


Pórtico na RS 239   


Pórtico na RS 239  


RS 239


RS 239


RS 239 (Av. Borges de Medeiros)


RS 239 (Av. Borges de Medeiros)


RS 239 (Av. Borges de Medeiros) - ao fundo a Igreja Matriz Nossa Senhora Imaculada Conceição


Igreja Matriz Nossa Senhora Imaculada Conceição


Igreja Matriz Nossa Senhora Imaculada Conceição



Igreja Matriz Nossa Senhora Imaculada Conceição


Igreja Matriz Nossa Senhora Imaculada Conceição


Igreja Matriz Nossa Senhora Imaculada Conceição


Igreja Matriz Nossa Senhora Imaculada Conceição


Gruta na frente da Igreja Matriz


Prédio histórico


Av. Getúlio Vargas (rua coberta)


Av. Getúlio Vargas (rua coberta)


Av. Getúlio Vargas (rua coberta)



Av. Getúlio Vargas (rua coberta)



TEIXEIRINHA
Vitor Mateus Teixeira, nasceu em Rolante em 3 de março de 1927, mais conhecido pelo seu nome artístico "Teixeirinha", foi um cantor de música nativista e foi chamado de o "Rei do Disco (pelos recordes de vendas). Também fez vários filmes em que se destaca "Coração de Luto", no qual a música de mesmo nome fez muito sucesso.
Fonte: wikipédia


Estátua de Teixeirinha na Praça da Matriz


Estátua de Teixeirinha na Praça da Matriz


Homenagem da cidade à Teixeirinha


Av. Borges de Medeiros


Rótula das Avenidas Getúlio Vargas e Borges de Medeiros


Prédio de 1926 na Av. Borges de Medeiros


Prédio antigo na rótula das Avenidas Getúlio Vargas e Borges de Medeiros


Cafeteria na Av. Borges de Medeiros


Igreja Protestante - Av. Borges de Medeiros


Igreja Protestante - Av. Borges de Medeiros


Igreja Protestante - Av. Borges de Medeiros


Rua Pedro Schneider


Av. Borges de Medeiros


RS 239 - Saída para Riozinho




ROTEIRO 4: ROLANTE  À  RIOZINHO 



Saindo de Rolante a continuação da RS 239, mais 15 km chegamos a Riozinho. Distante de Porto Alegre, 107 km, Riozinho conta com uma população de 4.330 habitantes (IBGE 2010). O trajeto foi feito em automóvel.

O nome Riozinho origina-se de um pequeno rio existente na localidade que a divide em duas partes.
O município encontra-se na transição entre os Campos de Cima da Serra e a Planície Litorânea, sendo assim é entrecortado por várias serras e cursos d´água de leito acidentado, possuindo assim cascatas e morros, fomentando o turismo ecológico. Destaca-se a Cascata  do Chuvisqueiro e a cascata das Andorinhas.



Pórtico de acesso à Riozinho na RS 239


RS 239 - Centro da cidade


RS 239 - Centro da cidade


RS 239 - Centro da cidade


Av. André Brambila




ROTEIRO 5: TAQUARA À CANELA  VIA GRAMADO 


Saindo de Taquara, toma-se a RS 115, passando pelas cidades de Igrejinha e Três Coroas e o Bairro Várzea Grande  até Gramado. Em Gramado, continua por esta estrada e Av. Borges de Medeiros e depois Av. das Hortênsias (RS 235) e finalmente Canela. A RS 235, liga Gramado e Canela e praticamente uma cidade é continuação da outra, pois se estenderam ao longo desta estrada. O trajeto foi em automóvel. Canela fica a 50 km de Taquara e de Gramado 8 km. De Porto Alegre fica a 132 km. Sua população é de 39.229 habitantes (IBGE 2010).
O nome Canela teve sua origem em uma árvore caneleira na qual os tropeiros no século XIX descansavam e faziam sua pousada.

Canela é conhecida pela sua tranquilidade e muitos opções de lazer e descanso. Belos parques e atrativos turísticos para bem receber, proporcionando momentos de paz diversão e lazer.
Fonte: www.canela.rs.gov.br

  
Pórtico da Cidade de Três Coroas na RS 115


Pórtico da cidade de Gramado no acesso pela RS 115, Bairro Várzea Grande


Pórtico da cidade de Gramado no acesso pela RS 115, Bairro Várzea Grande


Hotel Galo Vermelho na RS 235 em Gramado


Chegando a Canela, pela RS 235 chega-se ao centro da cidade e um pouco antes pode-se tomar a RS466 (Estrada do Caracol), onde em cerca de 7 km, existem várias atrações , como o castelinho, Terra Mágica Florybal e no final a famosa Cascata do Caracol, além de outras atrações.


MUNDO A VAPOR
O Mundo a Vapor, localizado na RS 235 foi idealizado a partir do impacto dramático causado pela perfeita reconstituição do famoso acidente ferroviário acontecido em 1895, quando uma locomotiva cruzou desgovernada e em alta velocidade atravessando a Estação de Montparnasse, quebrando a parede e ficando pendurada a 12 metros de altura. Isso é apenas o início das surpresas que aguardam o visitante do Parque Temático Mundo a Vapor.
Fonte: www.mundoavapor.com.br


As próximas fotos são desta atração:












Monumento Bebê Esperança junto ao Espaço Cultural Casa de Pedra - Av. Osvaldo Aranha


Busto em homenagem à Salvador Celia junto ao Espaço Cultural Casa de Pedra - Av. Osvaldo Aranha


Av. Osvaldo Aranha no centro da cidade e ao fundo a Catedral de Pedra


Sobrinhas decorativas para o inverno 2013 - Av. Osvaldo Aranha


Sobrinhas decorativas para o inverno 2013 - Av. Osvaldo Aranha


Rama decorativa de canela - Av. Osvaldo Aranha


Calçada na Av. Osvaldo Aranha


Centro Comercial na rótula da Av. Osvaldo Aranha e Rua Paul Harris


Decoração de inverno na Avenida Osvaldo Aranha (bonecos e ramas de canela)


Av. Osvaldo Aranha


Av. Osvaldo Aranha


Casa


Prédio típico da região


Galeria Florida - Av, Osvaldo Aranha


Descanso na Av. Osvaldo Aranha


Loja de artesanato e a cuia de chimarrão (bebida típica do Rio Grande do Sul)


Bonecos nas ruas anunciando o inverno


Cafeteria


Restaurante


Bonecos na rua anunciando o inverno


Rua Paul Harris


Centro de Informações Turísticas e Casa do Artesão - Av. Osvaldo Aranha


Rótula na Av. Osvaldo Aranha


Locomotiva antiga em exposição na Casa do Artesão


Locomotiva antiga em exposição na Casa do Artesão


Termômetro e relógio na Av. Osvaldo Aranha


Transporte gratuito para o Alambique e Parque Flor do Vale localizado na estrada São João, 2830 - Zona Rural de Canela


Rua Felisberto Soares e Catedral de Pedra ao fundo


Prédio na Rua Felisberto Soares


Rua Felisberto Soares e Catedral de Pedra ao fundo


Rua Felisberto Soares


Prédio na Rua Felisberto Soares


Rua Felisberto Soares


Prédio na Rua Felisberto Soares


Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes, também conhecida como Catedral de Pedra


Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes, também conhecida como Catedral de Pedra


Rua Felisberto Soares


Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes, também conhecida como Catedral de Pedra


Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes, também conhecida como Catedral de Pedra


Interior da Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes, também conhecida como Catedral de Pedra


Interior da Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes, também conhecida como Catedral de Pedra


Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes, também conhecida como Catedral de Pedra


Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes, também conhecida como Catedral de Pedra


Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes, também conhecida como Catedral de Pedra


Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes, também conhecida como Catedral de Pedra


Touro em frente a uma loja


Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes, também conhecida como Catedral de Pedra


Decoração na calçada


Casinhas de artesanato


Loja de Chocolate Florybal - RS 235


Loja de Chocolate Florybal - RS 235


Loja de Chocolate Florybal - RS 235


Interior da Loja de Chocolate Florybal - RS 235


Loja de Chocolate Florybal - RS 235



PARQUE TERRA MÁGICA FLORYBAL
Este parque está localizado na RS 466 (Estrada do Caracol, km 5) e foi idealizado pelo fundador da Florybal Chocolates, Sr. Valdir Cardoso. 
Já na entrada do parque está a estátua do Gigante Semeador que carrega o Mundo Florybal no ombro no intuito de protegê-lo, de evidenciá-lo e oferecê-lo aos que entrarem nesse universo de magia. Na mão esquerda está a semente do bem, semente do cacau, que nos remete ao chocolate, e que simbolicamente está sendo jogada à terra para que cada um dos visitantes colha sempre muita alegria, paz e diversão. 
O parque conta com mais de 1.000 esculturas e incríveis dinossauros animatrônicos, além de cinema 7D, voo do pterodáctilo, território dos dinossauros e Mina do chocolate.
Em cada trilha surgem fascinantes caminhos repletos de surpresas como o espaço dos primatas, a Aldeia dos Índios, os felinos que se movimentam e emitem sons, os mamutes, os duendes, os feiticeiros, o Santuário. Tudo isso com som ambiental, barulho das cascatas sustentáveis e com aromas invadindo os ambientes. 
Nesse caminho de deslumbramento também tem brinquedos, áreas de alimentação, loja da Florybal Chocolates e um teatro com peça voltada à conscientização ambiental, produzida e executada por atores locais.
Fonte: www.canelaturismo.com.br            

























Nenhum comentário:

Postar um comentário