Morretes - PR

NOVEMBRO 2012


ROTEIRO: CURITIBA  À  MORRETES


Trajeto: Passeio de Trem de Curitiba à Morretes.
Este passeio é um dos mais bonitos do Brasil. Fiz contato em Porto Alegre com a Serra Verde Express, de Curitiba, mas como ficaria uma semana em Curitiba, resolvi comprar por lá mesmo. Neste mês de novembro creio que é mais fácil. Comprei um pacote no próprio hotel para o domingo. O pacote incluía  translado do hotel até a Estação Rodoferroviária, o passeio de Trem até Morretes (saímos de Curitiba as 08h30 e chegamos as 12h30 em Morretes), almoço em restaurante em Morretes e visitação a cidade, translado em micro-ônibus até Antonina e volta pela Estrada da Graciosa, incluindo guía turístico. O trem tem um guia turístico para cada vagão. 
Recomendo ir de trem e voltar pela Estrada da Graciosa, pois é um roteiro fascinante também.


Painel na Estação Rodoferroviária de Curitiba..

Trem de passeio turístico.

Igreja na Cidade de Piraquara.


A construção da ferrovia começou oficialmente em fevereiro de 1880. Considerada impraticável por inúmeros engenheiros europeus à época, a obra teve início em três frentes simultâneas: entre Paranaguá e Morretes (42 km), entre Morretes e Roça Nova (38 km) e entre Roça Nova e Curitiba (30 km).
O objetivo era estreitar a relação entre as cidades do litoral paranaense e a capital do estado, com vistas ao desenvolvimento social do litoral. Além disso, era imprescindível ligar o Porto de Paranaguá aos estados do Sul do Brasil, para que se desse vazão à produção de grãos dos estados e, dessa forma, garantir apoio ao desenvolvimento econômico da região.

Para a obra, foram recrutados mais de 9.000 homens, que ganhavam entre dois e três mil réis por jornada. A maioria deles vivia em Curitiba ou no litoral, e era composta de imigrantes que trabalhavam na lavoura. 

O esforço e ousadia de trabalhadores braçais, engenheiros e outros profissionais resultou numa das mais ousadas obras da engenharia mundial. Depois de cinco anos, a ferrovia foi inaugurada em 02 de fevereiro de 1885. Participaram da primeira viagem engenheiros, autoridades federais e locais, jornalistas e outros convidados. A viagem entre Paranaguá e Curitiba durou nove horas: ao chegar à Capital, mais de 5.000 pessoas aguardavam o trem.

Em seus cento e dez quilômetros de extensão, a ferrovia guarda centenas de obras de arte da engenharia: são 13 túneis ativos e 1 desativado, 30 pontes e inúmeros viadutos de grande vão. Destacam-se a Ponte São João, com 55 metros de altura, e o Viaduto do Carvalho, que liga os túneis 4 e 5, assentado sobre cinco pilares de alvenaria na encosta da rocha - a passagem por esse trecho provoca a sensação de uma viagem pelo ar, como se o trem estivesse flutuando. Foi a primeira obra com essas características a ser construída no mundo. (Fonte: www.serraverdeexpress.com.br).


Trajeto pela Serra do Mar até Morretes






























Barragem Véu de Noiva.

Barragem Véu de Noiva.









Pico do Marumbi.

Pico do Marumbi.





Ponte São João ao fundo.

Ponte São João.











Morretes


Morretes é um município brasileiro na região litorânea do estado do Paraná. É uma cidade famosa por seus restaurantes, que vendem um prato típico da região chamado "barreado". Também possui muitos casarões antigos preservados. O nome Morretes, geograficamente tem referência aos pequenos morros (morretes), que circundam a sede municipal. Esta denominação remonta ao tempo de sua primitiva colonização. (Fonte: wikipédia)
A cidade é cortada pelo Rio Nhundiaquara (em tupi-guaraní, "nhundi" quer dizer peixe e "quara" significa buraco. Neste rio acontecem passeios de aventuras e no centro da cidade pode-se banhar  tranquilamente.


Rua Visconde do Rio Branco. 

Rio Nhundiaquara.

Ponte sobre o Rio Nhundiaquara.

Ponte sobre o Rio Nhundiaquara.

Ponte sobre o Rio Nhundiaquara.

Ponte sobre o Rio Nhundiaquara.

Rio Nhundiaquara.

Artesanato na ponte Rio Nhundiaquara.

Passeio no Rio Nhundiaquara.

Rio Nhundiaquara.

Restaurantes nas margens 
do Rio Nhundiaquara. 

Restaurante nas margens 
do Rio Nhundiaquara. 

Restaurante nas margens 
do Rio Nhundiaquara. 

Casa antiga.

Rua Mario Marcondes Lobo.

Praça no Centro da Cidade.

Casa antiga.

Casa antiga.

Casa antiga.

Namoradeira na janela.

Restaurante Casarão.

Restaurante.

Rua com casas antigas.

Rio Nhundiaquara e a 
Igreja Nossa Senhora do Porto ao fundo.

Rua General Carneiro e a 
Igreja Nossa Senhora do Porto ao fundo.

Igreja Nossa Senhora do Porto.

Igreja Nossa Senhora do Porto.

Igreja Nossa Senhora do Porto.



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