Cambará do Sul - RS

ABRIL  2022


ROTEIRO: ARROIO DO SAL  À  CAMBARÁ DO SUL


Trajeto: Rodoviário em automóvel. De Arroio do Sal, seguimos pela Estrada Interpraias, sentido sul, passando por alguns balneários até chegar em Curumim (Praia do município de Capão da Canoa). De Curumim toma-se a RS 486 até a Cidade de Terra de Areia e cruzando a BR 101 já é a BR 453,também conhecida como Rota do Sol, a qual percorre a Serra Gaúcha, com paisagens exuberantes. Por essa Estrada passamos pela entrada da Cidade de Itati, continuando por curvas e túneis. Passando o Túnel de Reversão, mais adiante uma parada obrigatória, o Mirante da Rota do Sol, com restaurante e paisagens da Serra do Pinto. Continuando pela BR 453 segue-se até a o cruzamento da RS 020, onde toma a mesma e mais 30 km já estamos na Cidade de Cambará do Sul.


Mirante da Rota do Sol: É um local de aprazível beleza, com vistas da serra. No local há um restaurante, feirinha de artesanato e um recanto para descanso. Está situado na Estrada Rota do Sol, no município de Itati.

























Cambará do Sul
O município de Cambará do Sul está situado na Região Geográfica de Caxias do Sul, na Serra Gaúcha. Com uma altitude de 980 metros é conhecida como Terra dos Cânions. Entre os mais conhecidos estão o Itaimbezinho e Fortaleza.
Desde Porto Alegre até Cambará a distância é de 192 km e desde Arroio do Sal são 118 km.
A cidade conta com várias pousadas, agências e guias especializados em diversos passeios. Não vou colocar nomes aqui, porque são muitas para todos os gostos e tipos de passeios e trilhas.

A Unesco, Organização das nações para a Educação Ciência e Cultura, reconheceu os Caminhos dos Cânions do Sul como geoparque mundial. Com a distinção, as regiões  da Serra e Litoral Norte entram no mapa internacional de destinos que são exemplos de gestão sustentável, abrindo assim, portas para impulsionar o turismo. O geoparque Caminhos dos  Cânions inclui sete municípios: Cambará do Sul, Mampituba e Torres, no Rio Grande do Sul, Praia Grande, Morro Grande, Jacinto Machado e Timbé do Sul, em Santa Catarina.  Fonte: https://g1.globo.com/rs


Pórtico da Cidade na RS 020.

Praça da Matriz


Igreja Matriz São José.

Interior da Igreja São José.





Vista da Praça e Igreja ao anoitecer.

Vista da Praça e Igreja ao anoitecer.

Vista da Praça e Igreja 
ao amanhecer, com névoa.

Farol.

Termômetro.

Eu amo Cambará.

Centro Cultural Dr. Santo Bornéo.

Centro Cultural Dr. Santo Bornéo.

Pelas ruas

Av. Getúlio Vargas.

Av. Getúlio Vargas.

Av. Getúlio Vargas.

Casarões antigos na Av. Getúlio Vargas.

Casarões antigos na Av. Getúlio Vargas.

Casarões antigos na Av. Getúlio Vargas.

Vista de parte da cidade.


Cânion Fortaleza
Este cânion está localizado no Parque Nacional da Serra Geral, a 23 km do centro de Cambará do Sul. É um dos mais exuberantes da região e parte do trajeto é em asfalto depois estrada de chão até o local. Na cidade tem várias operadoras que realizam o trajeto em carros ou vans. A trilha que percorri a pé foi de 4 km ida e volta, sendo um caminho íngreme. Para ter uma vista do fundo do cânion e até mesmo avistar a cidade de Torres, depende do clima. 
Fiz o passeio pela manhã, mas a medida que subíamos as nuvens foram subindo conforme as fotos. O Cânion Fortaleza divide os municípios de Cambará do Sul (RS) e Jacinto Machado (SC).






































































Trilha de acesso à Cachoeira do Tigre Preto
Esta trilha fica um pouco antes do Cânion Fortaleza, também dentro do Parque Nacional da Serra Geral. Infelizmente estava chovendo e só fomos até o rio. Não fomos até a cascata. Cruza-se o rio, por pedras. Esta trilha tem cerca de 2 km ida e volta, por um caminho plano, pela mata. A cachoeira fica em um desfiladeiro no Rio da Pedra.























Nenhum comentário:

Postar um comentário