Paraí - RS

DEZEMBRO  2013


ROTEIRO: SÃO DOMINGOS DO SUL (SANTA GEMA )  À  PARAÍ


Trajeto: Rodoviário em automóvel. Seguir a estrada de Santa Gema à Paraí, cruzando o Rio Carreiro. Está situada a 10 km de Santa Gema. Já de Porto Alegre, toma-se a BR 116, rumo a Serra Gaúcha , via Vale dos Vinhedos (Carlos Barbosa, Garibaldi, Bento Gonçalves), continuando pela belíssima paisagem do Rio das Antas, passando por Veranópolis, Vila Flores, Nova Prata, Nova Bassano, Nova Araçá e finalmente Paraí.

Turismo: Igreja Matriz São Brás, Rio Carreiro, Monumento Pórtico e Gruta na entrada da cidade.

Origem do Nome da Cidade: Existem duas versões para a origem do nome da cidade: a primeira explica como derivação indígena, referente a um tipo de árvore da região. A segunda versão diz que o nome Parahy deve-se a ocasião do traçado do centro da localidade em 1912, por  Sizinio Kursel agrimensor contratado por Henrique Lenzi  (maior proprietário de terras da época). Na ocasião houve uma queda de neve e enquanto um grupo de trabalhadores estavam reunidos tomando chimarrão e uns tragos, o fazendeiro propôs batizar o lugar de Para-ahí e concordaram com tal ideia pois correspondia com a situação do momento  (parados e imobilizados pela abundante neve). Pela contração  Para-ahí, ficou Parahi, que, por se parecer com nomes indígenas, se escrevia parahy, originando em 1943 o nome definitivo.
Fonte: www.cidades.ibge.gov.br

Localização: Município brasileiro localizado no Estado do Rio Grande do Sul, na Encosta Superior do Nordeste Rio-grandense, microrregião de Passo Fundo. Distante 217 km de Porto Alegre.


Vistas da Cidade












Igreja Matriz São Brás


















Gruta ao lado da Igreja Matriz.

Gruta ao lado da Igreja Matriz.

Gruta ao lado da Igreja Matriz.

Gruta ao lado da Igreja Matriz.



Praça Central









Nenhum comentário:

Postar um comentário