Veranópolis - RS

JUNHO  2023


ROTEIRO: PORTO ALEGRE  À  VERANÓPOLIS 


Trajeto: O trajeto foi em automóvel. Desde Porto Alegre, toma-se a BR 448, cidades de Canoas, Esteio e em Sapucaia do Sul BR 116 até São Leopoldo, RS 240, cidade de Portão, RS 122, cidades de São Sebastião do Caí, Bom Princípio, São Vendelino, RS 446 até Carlos Barbosa e BR 470, desde esta cidade, passando por Garibaldi, Bento Gonçalves e Veranópolis, nosso destino final.


Vale do Rio das Antas

O Vale do Rio das Antas é uma região na Serra Gaúcha entre os municípios de Bento Gonçalves e Veranópolis. Um belo roteiro entre montanhas, vinhedos e o Rio das Antas onde forma uma ferradura entre os dois municípios citados.


A curva chamada de ferradura do Rio das Antas.

Ponte Ernesto Dornelles,
sobre o Rio das Antas...

...divisa dos municípios de
 Bento Gonçalves e Veranópolis.

Rio das Antas desde a Ponte Ernesto Dornelles.

Rio das Antas desde a Ponte Ernesto Dornelles.

O vale e o rio...desde o Mirante do Espigão.

Vista da... 

...Ponte Ferroviária.

Montanhas... 

...no entorno...

...do Rio das Antas.



A Cidade de Veranópolis

Veranópolis é um município localizado no estado do Rio Grande do Sul, no sul do Brasil. Situada na região da Serra Gaúcha, a cidade é conhecida por suas paisagens deslumbrantes, clima ameno e pela rica herança cultural trazida pelos imigrantes italianos que se estabeleceram na região.

A fundação de Veranópolis remonta ao século XIX, quando a área era ocupada por pequenas propriedades rurais. No entanto, a imigração italiana no final do século XIX e início do século XX foi um fator determinante para o desenvolvimento da cidade, influenciando sua cultura, arquitetura e tradições. Os imigrantes trouxeram consigo costumes, culinária e a língua italiana, que ainda é preservada e praticada por muitos habitantes.

A economia de Veranópolis é predominantemente voltada para a agricultura e a agroindústria. A região é conhecida pela produção de uvas e vinhos, destacando-se na rota enoturística do Rio Grande do Sul. A vitivinicultura é uma parte fundamental da identidade da cidade, e muitas vinícolas estão abertas para visitação, permitindo que os turistas conheçam de perto o processo de produção de vinhos e degustem os produtos locais.

Além disso, Veranópolis é famosa por suas festas e eventos tradicionais, que celebram a cultura italiana e a vida no campo. A Festa Nacional da Uva, por exemplo, é um evento que ocorre a cada dois anos e atrai visitantes de todo o país. Ela destaca a produção de uvas e vinhos da região, bem como apresenta danças, músicas e pratos típicos italianos.

A cidade também é conhecida por suas belezas naturais, com colinas verdes, vales e rios que proporcionam um ambiente propício para o ecoturismo e atividades ao ar livre. Trilhas, cachoeiras e áreas de preservação ambiental atraem aqueles que buscam contato com a natureza e cenários pitorescos.

Em resumo, Veranópolis é uma cidade encantadora na Serra Gaúcha que une tradição, cultura italiana, vinicultura e natureza exuberante. Sua atmosfera acolhedora e rica herança imigrante a tornam um destino único para os amantes da cultura, do enoturismo e da beleza natural.


Pelas ruas


Monumento da Maçã 
na Av. Júlio de Castilhos.

Pórtico Monumento na BR 470.

Casa Saretta...

...Centro de Informações Turísticas e artesanato.

Tombada pelo Patrimônio Histórico do 
Estado do RS.


Capitel em frente...

..a Casa Saretta.

Vista da cidade com névoa.

Rua do centro da cidade.

Av. Júlio de Castilhos, desde a Igreja Matriz. 

Av. Júlio de Castilhos, ao fundo a Igreja Matriz.




Casa antiga na Av. Osvaldo Aranha.

Casa antiga.



Igreja Matriz São Luiz Gonzaga e Praça Central


Igreja Matriz...

...São Luiz Gonzaga.






Interior da...

...Igreja Matriz.

Praça Central...


.

Monumento ao agricultor ( Praça Central).

Pergolado...


...na Praça Central.



Casa da Cultura Frei Rovílio Costa.

Além de museu e amostras fotográficas 
a Casa de Cultura possui 
Auditório para diversas apresentações.


Santuário Nossa Senhora de Lourdes

Localizado na Rua São Francisco de Assis, Centro da cidade, o Santuário abriga a Gruta Nossa Senhora de Lourdes. 






Pátio do...

Santuário.





A Gruta.



Restaurante Giratório Mascaron

Restaurante localizado na BR 470, km 178, no topo da Torre Mirante da Serra. Com 79,5 metros de altura, o  mirante fica 2 andares acima do restaurante, ao ar livre e com luneta e binóculo existente no local observa-se a Serra do Rio das Antas, as cidades de Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Cotiporã e Monte Belo do Sul. Fonte: https://www.restaurantegiratorio.com.br/








Janela de vidro localizada no chão do restaurante.


Vista da Cidade de Veranópolis...

...e BR 470.

Vistas da cidade de... 


... Veranópolis.




Nenhum comentário:

Postar um comentário